"SIIIIIIIIIIIIMMM!"
Mais um objetivo conquistado!
A história deste é engraçada. Era um dos meus objetivos mas não fazia intenção de o tirar por esta altura. A prioridade era e continua a ser o CCIE-Wireless mas o destino tem destas coisas e temos de aproveitar as oportunidades conforme elas no vão surgindo.
Recebemos um convite para participarmos num evento da Meraki, relacionado com a certificação CMNA, só que a quando da inscrição para esse evento, recebemos a resposta que já não haviam vagas para qualquer um dos 3 dias.
"Bom, apesar de este ser considerado como equivalente ao CCNA, a opinião geral é que se trata de um exame mais focado em pré-vendas. Deixa lá ver o que é preciso para o CMNO..."
Meraki CMNO-Resources
Quanto mais lia sobre a certificação, mais vontade me dava de me inscrever e tentar o laboratório de 6 horas. Felizmente, para além de ter clientes com soluções Meraki desde 2015 e de ter instalado e configurado diferentes tipos de redes Meraki, ainda tenho ao meu dispor a rede de backup da nossa empresa, que é composta por uma firewall MX, um switch MS, um Access Point MR e um par de câmaras de vídeo CV. O único problema era que a experiência com o SM é quase nula mas felizmente os manuais da Meraki são simples e de fácil leitura:
Documentation.meraki.com
Outra coisa que pesou bastante na minha decisão de me inscrever no CMNO é que não havia qualquer custo de inscrição. O exame ia ser feito remotamente via sessão webex, ou seja, não ia precisar de pedir autorização para custos adicionais ou de me ausentar do país para fazer o exame. O mais difícil iria ser arranjar tempo para conseguir testar todas os diferentes componentes até ao exame, enquanto mantinha o meu trabalho atualizado e uma vida familiar de pai presente.
Durante um mês, para alem de estudar em casa após deitar os pequenos, aproveitei todos os momentos "calmos" para poder estudar e testar cada uma das aplicações que tinha à minha disposição.
À medida que se aproximava a data do exame, agendado para uma terça-feira, decidi reservar a segunda-feira anterior para garantir que tinha todas as condições disponíveis desde as 9h00, hora de início do exame, até às 16h, hora limite do exame, ou seja, para além de todo o estudo e preparação técnica, era preciso garantir os recursos extra:
- Uma sala parcialmente isolada e onde não fosse interrompido ou incomodado durante o exame.
- Um monitor externo para ter o plano de exame num monitor enquanto outro serviria para aplicar as configurações.
- Ligação à Internet. Com redundância de tecnologia (wired ou wireless) e de operador de internet.
- 1l de água
- Snacks para ir "enganando a fome" e não arriscar uma paragem prolongada para o almoço perdendo tempo precioso.
O exame foi diferente dos outros exames práticos que já tinha feito e foi o mais próximo da realidade que alguma vez fiz, ou seja, todos os alunos partilhavam a mesma sessão de webex e fomos encorajados a nos ajudarmos uns ou outros. Foi interessante ir fazendo o meu exame e ainda dar umas dicas a pessoal que estava com alguma dificuldade em descobrir onde configurar alguns parâmetros.
Tal como tinha previsto, a única parte que tive alguma dificuldade e precisei de pedir ajuda ao fórum foi quando cheguei ao SM. Consegui configurar boa parte do que me foi pedido mas havia um passo que simplesmente não conseguir aplicar a configuração corretamente. Mesmo tendo ajuda dos meus companheiros de exame, não havia maneira de dar a volta ao assunto.
Os nervos começavam a dar lugar ao pânico quando reparei que estava sentado há mais de duas horas. Decidi fazer uma pausa, ir tomar um café, espairecer um pouco e limpar a cabeça.
Quando regressei e revi o que se estava a passar, lá reparei no meu erro. Voltou a entrar tudo nos eixos e lá segui até ao final do exame.
A sessão de troubleshooting foi deliciosa (mas bem "puxadinha" 😂) .
É preciso conhecer bem o modelo OSI para saber o que poderá estar a causar o problema e como o resolver e nunca esquecer a regra de ouro; "O troubleshooting começa SEMPRE pelo layer 1".
Apanhei quase de tudo; desde portas em shut, PoE em baixo, vlan's trocadas, tag/untag, rotas trocadas, até ACLs a bloquearem a saída do feed das câmaras de vídeo.
Mas o maior stress, é como se trata de uma solução "em cloud", as alterações que aplicamos às configurações não são instantâneas e há sempre uns 20 segundos em que estamos suspensos num estado de: "será que era isto? mais isto ainda não subiu porquê? será que fiz o apply? vou ver a config outra vez... e agora? será que está? era aquilo? deixa lá ir ver a config outr... ESPERA! Já está! Era mesmo aquilo! Boa, siga para o próximo!"
Consegui concluir todo o exame quase duas horas antes da hora limite e com confiança num resultado positivo.
Uma semana depois, estou a sair do emprego quando recebo um email com o título:
"The Cisco Meraki Te... : CMNO Achieved..." e não li mais nada. 😃😃😃
Siga celebrar mais um! 🎇🎆🎇🎉🎊
Mas a celebração foi breve porque os meus "Himalais" surgiam de novo no horizonte. Está na altura de voltar a tentar escalar todo o CCIE-Wireless. O written que terei de fazê-lo pela 3ª vez (para renovar a coleção de certificações Cisco e a versão do written que eu tenho já não é compatível com a nova versão do lab) e o preparar muito bem a segunda tentativa ao Lab.
BRING IT!!!