19 March 2017

CWAP - capítulo 2 - visão geral de 802.11

A norma 802.11 trabalha nas duas primeiras camadas do modelo OSI. Na camada 1 (Pysical) é responsável por todo o trabalho de RF e a camada 2 (Data) é responsável pela gestão e tráfego de frames.

MAC & PHY

Dentro do Layer 2 (Data) existem dois sublayers:
- Logical Link Control (LLC) que recebe o pacote do layer 3 e prepara-o de modo a que seja transmitido pelos layers seguintes.
- Medium Access Control (MAC) - Encripta os dados entregues pelo LLC e transmiti-os para um MAC address de outra estação

PHY (Physical) é o layer 1. Para providenciar as diferentes tecnologias de 802.11 (DSSS, FHSS, OFDM, HT, VHT), o PHY  está dividido em dois sublayers:
- Physical Layer Convergence Protocol (PLCP) - tradutor entre o PMD e o MAC layer
- Physical Medium Dependent (PMD) - Dedicado à transmissão e recepção de bits. Também responsável pela modulação, como BPSK ou QAM




Na prática, funciona assim:

- MAC Service Data Unit (MSDU) - Usado para encapsular dados provenientes das camadas superiors (3 e 7). Usado unicamente para frames de transmissão de dados.

- MAC Protocol Data Unit (MPDU) - Usado para encapsular o MSDU, adicionar o MAC heather e FCS, e passar a informação para o PLCP.

- PLCP Service Data Unit (PSDU) - É o mesmo que o MPDU. Só muda o nome para distinguir qual a camada (1 ou 2).

- PLCP Protocol Data Unit (PPDU) - Usado para encapsular o PSDU, adicionar o preamble e o phy heather.

 

No comments:

Post a Comment